O Sempre um Papo desta quarta será com a escritora Marina Colansanti

O Sempre Um Papo desta quarta-feira, 07, será com a escritora Marina Colasanti. Dona de uma carreira premiada como autora de poesias, contos, literatura infantil e infanto-juvenil, ela conversará com o jornalista Afonso Borges sobre o seu último livro,  Mais Longa Vida, lançado pela Editora Record no ano passado.

Nascida em 1937 na cidade de Asmara, capital da Eritréia, na África, quando criança, Marina Colansanti também morou em Trípoli, na Líbia, e na Itália, a terra natal dos pais. Porém, dada as dificuldades vividas na Europa do pós-guerra, o pai, Manfredo Colansanti, decidiu se mudar com a família para o Rio de Janeiro em 1948, onde se tornou ator e jornalista reconhecido.

Marina se formou em Artes Plásticas, mas acabou seguindo os passos do pai no jornalismo. Em 1962, começou a atuar como redatora do Jornal do Brasil, onde também foi cronista, colunista, ilustradora e editora infantil e de esportes. Permanece no JB até 1973.

Também como jornalista, entre os anos 1970 e 1980, assinou inúmeras seções em várias revistas de sucesso — Fatos e Fotos, Ele e Ela, Cláudia, Manchete, entre outras —, apresentando um desempenho que lhe renderam o Prêmio Abril de Jornalismo em 1978, 1980 e 1982. Marina também atuou como redatora, apresentadora e editora de programas de televisão e traduziu importantes obras da literatura universal — incluindo As Aventuras de Pinóquio, de Carlo Callodi e Alice no País das Maravilhas, de Lewis Caroll.

Como autora, publicou mais de 50 títulos no Brasil e no exterior, se tornando uma das mais premiadas escritoras brasileiras. Na obra de Marina Colansanti se destacam os títulos Entre a Espada e a Rosa e Rota de Colisão, ambos de 1994, Ana Z, Aonde Vai Você?, de 1997,  Eu Sei Mas Não Devia, de 2010, Passageira Em Trânsito, de 2011 e Antes de Virar Gigante de 2014.

Em Mais longa vida,  sua obra mais recente, impera a delicadeza. No livro, a autora transborda sua ampla cultura literária e sua intimidade com a poesia italiana e luso-brasileira. Ao escrever sobre temas como família, amor, perdas, viagens, saudade e sobre tantos outros que perpassam uma vida plena, Marina reveste de simplicidade o que é altamente complexo e invoca um diálogo raro, nas tramas da alma, da terra e da língua.

O Sempre Um Papo com Marina Colasanti desta quarta-feira pode ser acompanhado a partir das 19h pelo canis do programa no Youtube, Facebook e no Instagram.