Cultura

Enem 2022: tudo o que o candidato precisa saber para não ter nenhuma surpresa desagradável

Desde a última terça-feira, 10 de maio, estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, que será realizada na versão impressa e digital, à escola do estudante. Até o próximo dia 21, o procedimento deve ser realizado exclusivamente pela internet, a partir da Página do Participante.

Uma novidade deste ano está na possibilidade de pagar a taxa de inscrição de R$85 via Pix ou com cartão de crédito.  A taxa também pode ser paga nos bancos, casas lotéricas, aplicativos bancários ou nas agência dos Correios por meio boleto, que deve ser gerado no ato da inscrição. A inscrição somente será efetivada após o pagamento, que deve ser efetuado até, no máximo, dia 27 de maio.

As provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro.

Isenção

Na página Página do Participante também está publicado o resultado das solicitações de isenção da taxa de inscrição e das justificativas de ausência na edição anterior. Contudo, vale destacar que a aprovação do pedido não significa a inscrição automática do candidato no exame, que também deve ser realizada da mesma forma que os estudantes pagantes.

Atendimento especializado

Candidatos que necessitem de atendimento especializado devem realizar as solicitações também pela Página do Participante no mesmo período da inscrição. Os resultados serão publicados no dia 7 de junho, quando também inicia o prazo para a apresentação de recurso, que será encerrado em 12 de junho, com resultado em 22 de junho.

Outra novidade da edição 2022 do Enem está na inclusãod os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital como documentos válidos para identificação do participante no dia da aplicação do exame, desde que sejam apresentados nos aplicativos oficiais. Capturas de telas não serão aceita.

Enem Digital

Haverá 101.100 vagas para a versão digital do Enem, que serão preenchidas por ordem de inscrição. Depois que tiver inscrito, essa opção não poderá ser alterada.

Não será possível realizar a prova a partir de dispositivo particular. Quem optar pela versão digital  deverá comparecer ao local definido para o exame digital.

Uso da nota do Enem

As notas do Enem podem ser utilizadas para concorrer a vagas em instituições federais de ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Também existem 50 instituições de ensino superior portuguesas que aceitam as notas na seleção de novos alunos

Os aprovados pelo Enem estão aptos a buscar o financiamento estudantil, que é concedido pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O Enem é destinado a estudantes que tenham concluído o ensino médio, mas também pode ser realizado pelos chamados “treineiros”, que, mesmo não tendo finalizado essa etapa da educação, desejam avaliar os própriso conhecimentos.

Vale destacar que o exame é garantido com atendimento especializado e com tratamento pelo nome social e disponibiliza vários recursos de acessibilidade, com aplicação também para pessoas privadas de liberdade.

A prova

Os candidatos farão provas em quatro áreas de conhecimento — linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias — que totalizarão 180 questões. Ainda, é exigida uma redação dissertativo-argumentativa que deve ser feita sobre a situação-problema proposta.

A duração das provas será de 5 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início. Os portões dos locais de provas serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h, de acordo com o horário de Brasília.

A divulgação dos gabaritos das provas objetivas será feita pelo Portal do Inep, até o terceiro dia útil após o último dia de aplicação.


Colabore com a produção do Comunidade Ativa fazendo uma doação com qualquer valor.
Pelo Pix, use a chave 43440241000164 ou clique no botão abaixo para contribuir usando cartão ou boleto.