Cultura

O uso da etiqueta no dia a dia contribui para que as relações se mantenham harmônicas

Muito mais do que a imposição de formalidades, a etiqueta é um conjunto de regras nem sempre escritas que auxilia bastante nos relacionamentos, permitindo que eles se tornem mais adequados às ocasiões em que acontecem e em conformidade com as pessoas com quem nos relacionamos. Como a própria palavra indica, a etiqueta pode ser vista como uma pequena ética, que adotamos cotidianamente.

Ou seja, se a ética estabelece de maneira abrangente a conduta desejável nas mais variadas situações da vida, sejam elas pessoais, intelectuais, sociais ou profissionais, a etiqueta leva esta mesma noção para os contatos que precisamos estabelecer com outras pessoas no nosso dia a dia. Assim, da mesma forma, nos mais variados âmbitos, tais regras facilitam o entendimento de como deve ocorrer o comportamento diante da sociedade.

Palavrinhas mágicas

Logo na infância, as crianças são — ou pelo menos deveriam ser — instruídas a adotarem as chamadas “palavrinhas mágicas”, que são base da boa educação — por favor, com licença, desculpe-me e muito obrigado. A partir desse princípio, surgem todas as demais condições da boa etiqueta.

Portanto, se comportar de acordo com a pequena ética não significa saber apenas as regras da formalidade à mesa, por exemplo. Ou seja, de nada adianta a pessoa saber como usar os talheres e copos, mas, ao mesmo tempo, ser desagradável com as pessoas que estão servindo ou com quem com ela compartilha uma refeição.

Os princípios éticos, portanto, deve permanecer ativo em todas as instâncias.

Além das formalidades

De fato, e com razão, a etiqueta é bastante associada aos comportamentos mais formais à mesa, em uma festa e em outros tipos de encontros sociais e profissionais. Entretanto, ela vai muito além disso, podendo se estender para a forma como nos comportamentos diante do outro na própria empresa onde trabalhamos, no espaço público e até mesmo na internet.

Assim, por exemplo, quando alguém se encarrega de enviar um convite para um evento com a antecedência adequada, dá a demonstração de que, de fato, tem interesse na presença da pessoa convidada, oferecendo o a ela o prazo suficiente para que possa se programar para o comparecimento. Sendo assim, quanto mais formal é o evento maior deve ser a antecedência.

Por exemplo, para um jantar em casa o ideal é que o convite seja feito pelo menos seis dias antes, o que, é claro, não impede que os improvisos aconteçam, se houver liberdade com os convidados para tanto. Por outro lado, um casamento, que exige uma preparação maior, pede um prazo mínimo de 30 dias de antecedência.

Ao mesmo tempo, atender ao pedido de resposta identificado em um convite com a sigla “R.S.V.P” — do francês répondez s’il vous plait, que em português significa tão somente responda por favor — indica que o anfitrião é merecedor desta cortesia. Esta é uma demonstração simples de como a etiqueta pode favorecer as boas relações entre as pessoas.

Variações

A etiqueta tem regras variáveis para as mais diferentes situações e ela é construída de acordo com a cultura de quem a adota. Por exemplo, o que é desagradável no Brasil, como uma pessoa arrotar à mesa, algo que indica total falta de zelo pelas boas normas da educação, no Japão é uma demonstração de satisfação com a comida.

Da mesma forma que existem variações culturais de comportamento, há variações da etiqueta quem devem ser adotada nos diferentes tipos de ambientes. Portanto, é claro, o comportamento formal que devemos manter em uma festa de casamento não condiz com aquele de uma folia de Carnaval. Contudo, mesmo na maior informalidade a boa educação não deve ser dispensada.

Até na internet

A etiqueta pode e deve estar presente em todos os espaços onde as relações se constroem no cotidiano. Sendo assim, também nos ambientes existentes na internet — como o das redes sociais, das reuniões virtuais e das trocas de mensagens pelos mais variados meios — é importante adotar regras de comportamento que tornem a convivência harmônica e respeitosa.

Fato é que o uso da etiqueta contribui para que as relações se construam de forma estável e proveitosa para todos os envolvidos.