Economia & Finanças

Em vez de vilão, o cartão de crédito pode se tornar um forte aliado das suas finanças

Uma prática arriscada em qualquer época, com a alta das taxas de juros, o endividamento no cartão de crédito se tornou uma armadilha ainda mais perigosa. A grande ameaça está na tentação e aderir ao parcelamento da fatura, o que leva à cobrança de taxas que podem ultrapassar os 1.000 % ao ano, conforme relato do Banco Central.

Contudo, para quem sabe usar, o cartão pode ser um aliado, tanto pelo ponto de vista da praticidade quanto pela possibilidade de controle das despesas que ele oferece. Afinal, com a fatura no final do mês em mãos é possível saber exatamente onde e quando os gastos foram efetuados, o que auxilia muito no planejamento financeiro.

Confira a seguir algumas dicas que vão fazer com que o seu cartão de crédito não se torne um vilão das suas finanças e passe a ajudar no seu controle de gastos.

Entenda o que é o cartão de crédito

Muitas vezes, quem utiliza um cartão de crédito, que permite que as compras sejam realizadas sem o dinheiro físico, se esquece de que, dentro de, no máximo, 40 dias, a conta deverá ser efetivamente paga. Portanto, entender que esse recurso apenas adia a quitação do valor da compra é a premissa mais óbvia mas a mais necessária a ser seguida por quem utiliza um cartão de crédito.

Cuidado com o impulso

Aquela sensação de poder de compra que o cartão de crédito proporciona é uma das grandes amigas da compra por impulso. Esta, por sua vez, é uma das grandes inimigas de quem quer garantir que o cartão de crédito represente somente benefícios.

Tenha cuidado com as compras por impulso.

Defina o seu limite

O limite do cartão de crédito não deve ser, necessariamente, o seu limite de gastos. Pelo contrário, ele deve ser visto apenas como um número ilusório, que não pode ser considerado na hora de definir a viabilidade de um gasto.

A sua capacidade de compra é determinada pelos seus rendimentos mensais, depois de descontados o valor que você quer poupar e aquelas despesas regulares — com água, luz, telefone, internet etc..

Quite a fatura integralmente no dia do vencimento

Nunca caia na tentação de parcelar a fatura. Este pode ser o início de uma bola de neve interminável e extremamente custosa, que pode causar danos terríveis nas suas finanças.

Para que o cartão de crédito permaneça como o seu aliado, é fundamental quitar 100% do valor da fatura no dia do vencimento. Para que isso seja possível, então, você deve seguir a dica anterior e gastar apenas o que os seus rendimentos comportam.

Colecione os comprovantes

Recusar a via de comprovação do pagamento feito com o cartão é um hábito frequente entre os consumidores. Afinal, é verdade que, solto na carteira ou na bolsa, aquele papelzinho incomoda, faz volume e pode acabar se perdendo. Porém, ele é muito útil para confirmar os gastos na hora de conferir a fatura no final do mês.

Se você vai utilizar o cartão de crédito para suas despesas mais frequentes, confiar na memória não é uma boa ideia. Além disso, muitas vezes o nome do estabelecimento que recebeu o pagamento pode não ser o mesmo no qual está registrado da maquininha de cartão e que vai aparecer na fatura, o que pode gerar dúvidas na hora da conferência.

Sendo assim, reserve um espaço para colecionar os comprovantes e descarte-os somente após conferir tudo detalhadamente.

Confira a fatura

Além de permitir que você confirme os veracidade das despesas que a fatura está cobrando, o hábito de conferi-la também tem um lado importante sob o ponto de vista da educação financeira. A partir dele você consegue perceber se está gastando em excesso em situações em que poderia economizar — como nas idas a bares e restaurantes —, se está pagando muito por determinados produtos e serviços ou se pode cortar despesas que não são de fato necessárias.

A conferência da fatura ajuda bastante na hora de refletir sobre os gastos mensais.

Prefira parcelar sem juros

A possibilidade da compra parcelada pode ser uma vantagem do cartão de crédito. Além de facilitar a aquisição de produtos de maior valor, evitando que eles criem dificuldades para o fluxo das despesas mensais, e permitir que compras sejam realizadas mesmo sem haver o recurso total para o pagamento à vista, o parcelamento ainda mantém o dinheiro sob sua posse, permitindo que ele renda em aplicações.

Porém, esta condição só é de fato vantajosa se não incorrer juros sobre o valor parcelado. Com a alta da inflação, aqueles parcelamentos sem juros a perder de vista desapareceram. Ao mesmo tempo, os juros disfarçados — que são aqueles presentes quando há desconto no pagamento à vista — se tornaram mais frequentes.

Para que a compra parcelada seja de fato vantajosa você deve verificar se não há nenhuma cobrança de juros, mesmo que disfarçada. Ainda, deve ter a certeza de que terá capacidade de pagar pontualmente as parcelas que virão na fatura.

Fique de olho na anuidade e na fidelidade

Existem cartões de crédito que não cobram anuidade, existem os que cobram anuidade somente de quem não utiliza acima de um determinado valor e existem os que cobram anuidade de qualquer maneira. Compare as opções e escolha aquela que for mais conveniente para as suas características de utilização.

Ainda, vale lembrar que muitos cartões oferecem planos de pontos por utilização, que podem ser trocados por produtos, viagens e outros benefícios. Quanto mais o cliente utiliza, mais pontos ele acumula e mais trocas pode fazer, o que costuma ser um benefício interessante.

Evite ter vários cartões

Por conveniência, considerando as datas em que rendimentos são recebidos, há quem opte por ter dois ou mais cartões, com datas de vencimento diferentes. De qualquer maneira, considerando que os gastos só devem acontecer tendo como referência os próprios limites de renda — e, vale lembrar, não de acordo com os limites do cartão —, não faz muito sentido e é até arriscado ter vários cartões, que podem aumentar ainda mais aquela sensação ilusória de poder de compra.

Cuidado com as compras online

Compre somente de sites confiáveis. Na dúvida, faça uma busca no Google sobre a reputação do site entre os consumidores. Perguntas como “tal loja é confiável” e sites como o Reclame Aqui ajudam bastante nessa hora.

Cuidado com os cartões por aproximação

Para as compras de valor baixo, que dispensam o uso de senha, os cartões por aproximação são muito práticos de utilizar, é verdade. Porém, eles também facilitam a vida dos golpistas, que, sorrateiramente, aproximam máquinas de bolsas e de carteiras, gerando débitos indevidos. Portanto, muita atenção com essa tecnologia.

Aliás, se, em todos os aspectos, você tiver atenção e muito cuidado com o uso do seu cartão de crédito, não tenha dúvidas de que ele pode ser um ótimo aliado das duas finanças.