Em casa

Para garantir produtividade, conforto e segurança, trabalho em home office exige organização

A ideia de ter um escritório em casa não é de fato uma novidade. Há bastante tempo, o espaço doméstico já era adotado para realizar tarefas de trabalho, principalmente por quem tem a autonomia de escolher o local onde deseja trabalhar. Contudo, a partir da pandemia, essa ideia foi incorporada à rotina de um número imenso de profissionais e passou a ser adotada de maneira sistemática inclusive por empresas dos mais variados segmentos.

Porém, enquanto os expedientes e os espaços de trabalho convencionais, via de regra, são pensados de maneira apropriada, conforme as características das atividades que os trabalhadores desempenham, quem trabalha a partir de um home office nem sempre segue diretrizes que visem a segurança no trabalho e a produtividade. Portanto, estas são questões que devem ser observadas diretamente pelo trabalhador.

Os prós e os contras do home office

Por um lado, há quem logo perceba os benefícios pessoais desse modelo de trabalho, que não são poucos. Afinal, em várias circunstâncias, ele permite conciliar a vida doméstica com a atividade profissional, evita os deslocamentos, que consomem tempo, dinheiro e energia, e, entre outras possibilidades, cria a oportunidade para que a pessoa imprima um ritmo próprio no desenvolvimento das funções.

Entretanto, mesmo para quem se sente confortável com o home office, existem armadilhas que precisam ser desarmadas ao longo do dia. Enquanto as relações familiares e os afazeres domésticos podem interferir no desempenho das tarefas, é comum a permanência em casa estimular o comodismo e a desorganização. Além disso, trabalhar de acordo com as próprias regras e horários abre brechas para a procrastinação ou para o trabalho em excesso, o que é negativo nos dois casos.

Para as pessoas que se sentem bem com uma rotina mais acelerada, por sua vez, há ainda a perda do contato com o mundo exterior e com todas as dinâmicas que este oferece. Assim, até os detalhes mais simples do dia a dia — como a pausa para o cafezinho, que gera o bate papo com os colegas de trabalho — começam a fazer falta.

O lado bom da história é que é possível agir para que o trabalho em casa se mantenha produtivo, confortável e seguro.

A Rock Content é uma empresa especializada em marketing de conteúdo cujos profissionais tradicionalmente atuam em home office. Para que essa modalidade de trabalho se mantenha produtiva, a empresa destaca algumas recomendações, que merecem atenção.

Troque de roupa

A primeira dica dos profissionais que estão acostumados ao home office está na roupa que a pessoa deve escolher para trabalhar em casa. Claro que ninguém precisa colocar um terno para trocar um cômodo por outro, mas a ideia de dar uma atenção especial para o guarda roupa ajuda a separar o momento de trabalhar daqueles dedicados ao lazer e às tarefas domésticas.

Pela manhã, quando a pessoa toma um banho e coloca uma roupa adequada para o trabalho — que pode até pode ser confortável, mas que não convém que seja um pijama e nem a camisa furada de ficar em casa —, ela passa para o cérebro a mensagem de que está na hora do trabalho, ajudando a iniciar o dia com mais disposição e foco.

Fixe horários

Uma das vantagens de trabalhar a partir de casa e não ter que seguir rigorosamente os horários que a atividade presencial impõe. Mas, isso não significa que você não deva organizá-los, definindo hora para começar e hora para acabar as tarefas.

Essa organização garante que as tarefas sejam executadas de acordo com a demanda, evita que as procrastinações aconteçam e, de quebra, impede que os excessos sejam cometidos.

Tenha um ambiente organizado

Trabalhar em uma ambiente confuso e desorganizado é uma péssima ideia em qualquer lugar. Seja na empresa, seja em casa, o local de trabalho deve estar preparado para a finalidade e essa preparação é ainda mais importante para quem atua em home office, uma vez que ela distingue o lugar de trabalhar dos demais espaços domésticos.

De acordo com o seu espaço em casa — e é sempre possível encontrar um cantinho disponível —, reserve um ambiente específico para trabalhar e organize-o conforme  a sua atividade exige.

Cuidado com as distrações tecnológicas

Se por um lado a tecnologia aumenta a capacidade produtiva, por outro, ela também pode ser uma grande inimiga da produtividade e esse risco aumenta consideravelmente quando a pessoa trabalha em casa. Olhar o celular o tempo todo, ligar a TV e, se você não for um profissional da área, deixar abertas as redes sociais são atitudes que podem provocar perda de concentração, procrastinação, desvio de propósito e desperdício considerável de tempo.

Para evitar esses desvios, procure afastar tudo aquilo que você percebe que prejudica a sua concentração.

Dê prêmios a você

Quem já teve aquele chefe excessivamente rigoroso, que não dá um segundo de folga para os chefiados, sabe o quanto esse tipo de atitude é estressante e prejudicial ao desempenho do trabalhador. Como a chefe imediata de quem trabalha em casa é a própria pessoa, cabe a ela definir os intervalos de descanso, ainda que sejam breves.

Nas pausas programadas, premie-se com algo que lhe dê prazer e permita oxigenar o cérebro. Dar uma volta pelo quarteirão, brincar com um animal de estimação, um breve cochilo ou outra  atividade prazerosa qualquer podem ajudar bastante na produtividade.

Liste as tarefas

Trabalhar de improviso, executando as tarefas na  medida em que elas vão surgindo, pode se tornar algo confuso e contraproducente. Criar listas de tarefas ajuda muito no planejamento da semana e do dia e contribui com a produtividade.

Portanto, não deixe de definir antecipadamente o que você deve fazer.

Peça a colaboração da família

Para alguns familiares, o fato de a pessoa estar em casa às vezes passa a impressão de que ela está disponível para atender a eventuais necessidades cotidianas ou que não está realizando uma tarefa séria. Em outra medida, a concentração que o trabalho exige pode passar a mensagem errada, de que a pessoa não dá atenção a quem está a sua volta.

Para evitar esses tipos de problemas, procure explicar para a família o que você faz e deixe claro que está em casa sim, mas que está trabalhando. Naquelas pausas prêmios que você deve se permitir, reserve um tempinho para dar a devida atenção a quem precisa. Se possível, ajude em alguma tarefa doméstica.

Além da utilidade da ação, ela também ajuda a refrescar a cabeça.

Dicas da psicóloga

Para a psicóloga Thaiana Broto, é possível mudar hábitos e, com isso, ganhar melhor qualidade de vida e melhor desempenho no trabalho. “Para começar bem o dia no trabalho é válido encontrar diariamente formas de se conectar, de concentrar a atenção em si mesmo e, principalmente, nos pensamentos”, recomenda.

Para favorecer essa conexão e a concentração, Thaiana indica algumas atitudes.

  • Cuide do seu bem-estar
    Durma bem e se alimente de forma equilibrada, pratique exercícios físicos e técnicas de meditação e de concentração e mantenha o cuidado com a aparência física.
  • Comece bem o dia
    Começar bem o dia deve ser um objetivo permanente, que não pode ser dispensado nem quando estamos vivendo maus momentos. “Isso não significa desrespeitar os processos nem ignorar a seriedade dos problemas, mas minimizar as dificuldades de enfrentá-los em si mesmo”, considera a psicóloga.
  • Mantenha a autoconfiança
    Para Thaiana, lidar com as questões que surgirão durante o dia se torna mais fácil quando há confiança na própria capacidade para resolver e enfrentar problemas. “Se veja no espelho, sorria para si mesmo, reveja seus medos e trate de reafirmar a suas grandes capacidades”, sugere.
  • Mantenha o contato com os colegas de trabalho
    A sensação de isolamento pode ser um dos grandes problemas do home office. “As mensagens instantâneas, os tópicos de envolvimento da comunidade e a videoconferência podem facilitar o contato com os colegas de trabalho”, considera Thaiana.
  • Avalie-se com frequência
  • A autoavaliação pode lhe ajudar a compreender o seu desempenho. Pra isso, entre outras questões, você pode se perguntar quais desafios você enfrenta ao trabalhar em casa, o que mais sente falta do trabalho presencial normal, se aumentou ou diminuiu a produtividade e o tempo de trabalho, se você tem as ferramentas necessárias para desempenhar bem suas tarefas. As respostas poderão orientar soluções que melhorem a qualidade do seu trabalho.

De posse destas ideias e com um pouco de paciência e perseverança, é muito provável que o seu trabalho em home office se tornará mais produtivo e agradável.