Saúde & Qualidade de Vida

Matemática, mudança de rotina e jogos são algumas boas dicas para turbinar o cérebro

Se o corpo padece quando fica parado por muito tempo, com o cérebro não é diferente. Por isso, precisamos buscar meios para exercitá-lo a todo momento. Exercícios matemáticos, passatempos e pequenas mudanças no dia a dia podem ajudar bastante  a memória e a concentração.

Confira a seguir algumas dicas que vão dar uma turbinada no seu cérebro.

Estude matemática

Para boa parte das pessoas, o estudo da matemática foi uma obrigação maçante dos tempos de escola. Porém, além da utilidade prática e necessária à nossa rotina diária, a matemática é um poderoso recurso para estimular o cérebro.

Por exigir um raciocínio lógico, que deve ser seguido de acordo com regras precisas,  os exercícios matemáticos preparam a memória e a concentração, o que ajuda na solução de outras questões do cotidiano. Entender como funcionam as equações matemáticas também ajuda a desenvolver a percepção nas mais variadas áreas do conhecimento .

Resolva contas de cabeça

Não há dúvidas de que  as calculadoras e os computadores com suas planilhas eletrônicas são ferramentas fundamentais nos dias de hoje. Nenhum engenheiro, comerciante ou contador, por exemplo, teria sucesso na profissão se abrisse mão desses recursos.

Portanto, não é razoável pensar em resolver questões matemáticas complexas em uma atividade profissional que exija precisão e rapidez de solução sem fazer uso da tecnologia. Por outro lado, como uma forma de desafio pessoal, resolver contas de cabeça, sem utilizar nem mesmo papel e caneta, também é uma maneira interessante de estimular o cérebro.

Sudoku

De fato o nome tem origem no Japão, mas o Sudoku — abreviatura de suuji wa dokushin ni kagiru, que significa “os dígitos devem permanecer únicos” — foi criado pelo arquiteto norte-americano Howard Garns, na década de 1970. Mas, o quebra-cabeça acabou ganhando notoriedade na Terra do Sol Nascente, onde foi patenteado em 1984 pela empresa japonesa Nikoli, especializada em puzzles, o que justifica a conexão nipônica. 

A presença dos números pode criar a impressão de que o jogo seja dependente da matemática, o que não é verdade. No lugar dos números poderiam ser utilizadas letras ou qualquer outro símbolo. A única ligação com matemática está mesmo na necessidade do uso da lógica para resolver o desafio, o que contribui com desenvolvimento do raciocínio .

Palavras cruzadas

O Sudoku fez tanto sucesso no Japão justamente porque, por lá, as palavras cruzadas não são possíveis, em função do tipo de escrita. Felizmente, no Ocidente temos também essa alternativa para a “malhação” cerebral. Resolver palavras cruzadas também é uma ótima forma de desenvolver a concentração e a memória.

Troque de mão

Canhotas ou destras, as pessoas estão habituadas a utilizar apenas uma mão nas tarefas diárias, o que torna a outra menos hábil. Mudar a rotina,  trocando de mão para realizar as tarefas mais simples é uma ótima maneira de exigir um pouco mais do cérebro.

Use legendas em outras línguas

Se você tem algum conhecimento de línguas estrangeiras, mas está meio enferrujado, assistir a filmes legendados naquele idioma que você conhece é uma forma divertida de exercitá-lo e de desafiar o cérebro. No início, escolha filmes ou séries mais  leves, que não exijam  muita habilidade linguística e que você não queira assistir com tanta atenção, facilitando a tarefa. Com o passar do tempo, você começará a perceber  que a compreensão vai aumentando, e, logo,  se esquecerá das legendas em português.

Além de fazer bem para a cabeça, quem sabe assim você nem precise mais das legendas!

Jogo de xadrez

O xadrez é um ótimo jogo para quem pretende exercitar o cérebro. Além disso, dá um toque de sofisticação a momentos de lazer, que se tornam compenetrados e inteligentes. 

Pense no que você fez durante o dia

Quantas vezes você já ouviu alguém falando que não lembra nem mesmo daquilo que comeu no café da manhã? Inverta essa situação e procure lembrar não só daquilo que você comeu no café da manhã, mas também busque por detalhes do que aconteceu ao longo de todo o seu dia, fazendo uma revisão até mesmo das situações mais simples. Além de interessante, essa é uma atividade muito valiosa para  as funções cerebrais.

Leia texto no espelho

Decifrar um texto invertido exige do cérebro um esforço maior. Funciona como uma sessão de halteres para os músculos.

Quebre a rotina

Você faz sempre o mesmo trajeto para escola ou para o trabalho? Sabe de cor o caminho para o supermercado? Procure variar os seus percursos e mudar outras rotinas diárias.

Seu cérebro vai agradecer.