Saúde & Qualidade de Vida

Os riscos do overtraining

Manter a saúde do corpo e da mente, viver momentos de prazer e de diversão e superar desafios são alguns dos objetivos que levam as pessoas a praticarem exercícios físicos. Quando a proposta é seguida de maneira racional, os resultados costumam ser muito satisfatórios. Porém, se os limites do organismo são ultrapassados, o efeito tende a ser contrário e muito prejudicial.

No mundo esportivo, a Síndrome do Sobretreinamento — ou overtraining — diz respeito à condição em que o atleta exige mais do organismo do que ele é capaz de entregar. Como consequência, acabam surgindo resultados que vão na contramão do que é desejado.

Respeito

Além de evitar a sobrecarga, a prática esportiva correta deve reservar um tempo para o descanso que permita a boa recuperação. Quando os limites não são respeitados, os danos são muito prováveis.
Não é por acaso que corredores de longas distância e triatletas estão entre os que mais sofrem com o overtraining. Desejando pedalar um pouco mais, correr mais um quilômetro, nadar mais alguns metros, a pessoa acaba prejudicando os próprios treinamentos, com reflexos no cotidiano.

Consequências

Os resultados do exagero são consideráveis. Além da queda de rendimento e do estado de fadiga contínuo, podem surgir alterações psicológicas, cognitivas, sociais, fisiológicas e físicas. As incapacidades para treinos intensivos e para iniciar o treino após o aquecimento são algumas das ocorrências mais visíveis. Lesões musculares e nas articulações, fraturas por estresse, insônia, dores no peito, alteração da pressão arterial, irritabilidade e perda de resistência do sistema imunológico são outras das consequências comuns do overtraining.

Prevenção e tratamento

O acompanhamento de um profissional da área, capaz de definir o treino de acordo com as características da pessoa, e os cuidados nutricionais adequados ajudam a prevenir os excessos. Mas, tudo vai depender do respeito que quem pratica exercícios tem pelo próprio corpo.
Quando o limite já foi ultrapassado, em geral, é recomendada a suspensão dos exercícios por tempo suficiente para que o organismo se recupere. Uma dieta suplementar, que compense eventuais perdas de nutrientes, é indicada para os casos mais graves.
Em qualquer situação, o tratamento deve seguir recomendações médicas.